segunda-feira, 6 de junho de 2011

Por Que Aparelhos De Ar-Condicionado São Instalados Na Parte Superior Do Cômodo???


Para entendermos melhor essa questão, é bem simples, basta levarmos em consideração um fenômeno que chamamos de Correntes de Convecção.


Veja o que é Correntes de Convecção:  
O ar quente apresenta tendência a subir, e o ar frio, tendência a descer. O ar nas proximidades de um ar condicionado instalado na parte superior de um cômodo fica mais frio e desce. Isso favorece a circulação de ar no ambiente. Se o ar condicionado estivesse instalado na parte inferior do cômodo, próximo ao chão, o ar de baixo ficaria frio e não subiria. O ar quente, por sua vez, ficaria acumulado na parte de cima do cômodo e, assim, o aparelho não poderia cumprir sua finalidade: esfriar o ambiente. Por esse Motivo devemos sempre instalar o aparelho de ar condicionado na parte superior do cômodo! Veja na imagem:



Mas o fenômeno de Correntes de Convecção não ocorre somente nos aparelhos de ar condicionado, ele está presente em nosso cotidiano. Podemos encontrar, em nossa vida diária, várias situações em que as correntes de convecção desempenham um papel importante. A formação de ventos, a circulação de ar no interior das geladeiras, o aquecedor, entre outros, veja:

 

 
Webgrafia